segunda-feira, 13 de abril de 2015

Libras - Língua Brasileira de Sinais.

Libras - Língua Brasileira de Sinais.

Em muitos anos, a LIBRA foi uma língua esquecida, mas de 100 anos de proibição de seu uso e descaso com as comunidades surdas.
Mas 2002 com a sua oficialização com a Lei 10.436, garantindo o acesso das pessoas surdas à educação inclusiva. Garantindo a eles também o direito de terem interpretes de Libras.
Cresce, porém o numero de materiais didáticos que valorizam o aprendizado da língua, que por possuírem sua própria estrutura gramatical, é oficializada como língua espaço-visual. Tendo o reconhecimento da língua de sinais e, consequentemente, a educação tende a fazer o uso dela para a instrução, garantindo os direitos de acessibilidade.
Porém ainda é preciso termos como foco o ensino das Libras de modo contextual e não de sinais isolados, tendo uma aplicação fluente e compreensível, e é através deste vinculo que se pode ter inclusão total do surdo na sociedade e crescimento intelectual, afetivo e social. 

...”Para um surdo, cuja surdez já parte da sua vida, musicas, fundos musicais num filme, buzinas de veículos, latidos de cão e tantas outras coisas que nos passam como corriqueiras, simplesmente não existem. O mundo do surdo é basicamente visual; Estes sons não chegam a eles, e se chegam podem causar dores ou incômodos. O surdo é, antes de tudo, uma pessoa que possui as mesmas necessidades básicas de um ouvinte, com os mesmos direitos de usufruir do seu espaço na família e na comunidade...”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário