quarta-feira, 6 de abril de 2016

MÃOS DE GESSOS PARA PRESENTE DIA DAS MÃES

MÃOS DE GESSOS PARA PRESENTE DIA DAS MÃES
Estas esculturas bonitas de mãos não precisam de mais nada senão de gesso e de uma luva em látex (a servir de molde).
É simples e fácil de fazer...Mas, tenha cuidado, já que, uma vez seco, o gesso deve ser manipulado com muita delicadeza.
Vejam passo a passo de como fazer em cada foto.




MATERIAL
1kg de gesso em pó
75cl de água
1 recipiente com uma colher
1 luva em látex
Lixa de papel
1 lápis

1- Preparar o gesso :
Dosear cerca de 1Kg de gesso em pó para 75cl de água.
- No recipiente próprio para o efeito, deitar em primeiro o volume de água e, só depois, a quantidade de gesso em pó de uma só vez.
-Aguardar alguns segundos para que o gesso fique embebido de água.
-Bater tudo com a colher, de modo a obter uma mistura homogénea e sem grumos (a consistência deverá ficar parecida com massa para crepes).
-Deixar repousar durante alguns segundos. Mal o gesso começa a engrossar, convém trabalhá-lo rapidamente.


2- Encher a luva de látex com a mistura obtida. Atar a base da luva e pendurá-la (num estendal da roupa, por exemplo) até secar/endurecer completam
3- Uma vez o gesso bem seco, cortar e retirar a luva em látex.
4- Raspar com uma faca ou lixar/polir a base da mão até ficar bem plana, para que se consiga segurar de pé. Esta operação não deverá apresentar grandes dificuldades, uma vez que o gesso ainda está húmido. Não deixa, contudo, de ser bastante frágil, pelo que convém manuseá-lo com cuidado. Deixar a mão secar na totalidade durante um ou dois dias.
5- Assim que a mão de gesso estiver completamente seca (passado um ou dois dias), lixar e afinar cuidadosamente os seus dedos até ser possível enfiar, nem que seja parcialmente, um anel de tamanho médio.
6- Personalizar e colorir a mão de gesso. É fundamental que a mão esteja completamente seca. Caso contrário, os marcadores POSCA não irão aderir bem ao gesso. Observação: Para além de ser pessoas um material extremamente frágil, o gesso tende a atrair a umidade, pelo que lhe recomendamos vivamente a envernizá-lo para o impermeabilizar, mas só depois de a mão de gesso ter sido decorada e colorida. Os marcadores POSCA requerem verniz em aerossol. Evitar outros tipos de verniz.

Ou pode se pintar o gesso com as tintas esmaltados para artesanatos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário