segunda-feira, 9 de maio de 2016

9 Tipos de aprendizes de/e LIBRAS



Nesse texto então vou apresentar a vocês os tipos alunos que existem.
 Eu não estou me referindo ao aspecto pessoal, eu estou me referindo aos diferentes tipos de processo de aprendizado de 9 tipos diferentes.

 Isso por que todos sabemos que existem formas diferentes de aprender. Nem todos aprendem da mesma forma.
 E como educador que sou, e sei que muitos dos que me acompanham também estão na área da educação, é super válido uma analise desse tipo.

Esse estudo também me serviu muito. Principalmente para o meu auto-analise de minhas metodologias.

Os tipos de processo de aprendizado de diferentes aprendizes

1.Aprendizes Visuais

 São aquelas pessoas que aprendem visualizando.
 O que seria exatamente isso?
 São pessoas que não precisam fazer absolutamente nada para aprender algo novo, apenas ver outros fazendo.
 Esse tipo de alunos, geralmente conseguem crescer muito no mundo da LIBRAS, mas muita das vezes são profissionais solitários.
Passam por Egoístas, pelo simples fato de não demonstrar quando entendeu ou não.
 Esse tipo de aluno também é um desafio grande para professores docentes. Nunca sabemos quando o aluno realmente entendeu
ou se ele esta viajando em seus pensamentos.

 Eu tento atingir esses alunos, quando eu a cada tempo de explicação eu pergunto: "Entendeu?!" "Dúvida?" 
 Eles geralmente fazem que entendeu com convicção.


2.Aprendizes Manuais

 Estes são aqueles que aprendem "colocando a mão na massa".
 São pessoas se só vai realmente entender alguma coisa quando elas colocarem a mão na massa e realmente fazer.
 E a grande dificuldade de ter esse tipo de aprendiz, é que você precisa sempre dar oportunidade de ele fazer aquela ação para que ele consiga assimilar. Porém, se uma sala tem mais de 10 alunos isso já fica um pouco difícil.

Eu geralmente tento atingir esses alunos pedindo para que sempre copiem as minhas sinalizações e crio dinâmicas para que esse tipo de aluno tenha que realmente fazer. São as atividades mesmos que pedimos.

3.Aprendizes Auditivos Receptores 

O nome original é auditivos, mas em LIBRAS a gente não ouve, então adaptei para receptores.
 São aqueles que para aprender precisam de simplesmente receber a informação organizada de forma didática. 
Esse consegue fazer as conexões sobre o tema, apenas acompanhando a explicação sobre isso.

 Esses são os alunos que eu tenho mais facilidade de atingir. Por que como conheço muito bem a cultura e o cérebro de ouvintes,
consigo organizar a explicação de uma forma que os ouvintes vá entender pela forma de explicar.

4.Aprendizes Estressados

 São aqueles que aprendem Sob pressão.
 Sério! Existem pessoas assim.
 Estes geralmente tendem a ser pessimistas. Estão sempre dizendo que não dão conta de fazer ou que está mais fraco do que os outros.
 Confesso que estes muitas das vezes me deixa estressados também rsrsrs.

 Eu tento ajudar estes, quando dou atividades individuais que o aluno precisa apresentar na frente sozinho.
 Estes estressados, encarrando o estresse começa a andar para frente.
 Como se tivesse uma cenoura amarrada nas costas que fica na frente do burrinho. Assim o burro não para de correr por que precisa pegar a cenoura.
 (desculpe a analogia com burro. Me refiro ao animal e não estou sendo pejorativo) 

5.Aprendizes Facilitados

 São aqueles que aprendem de tudo com facilidade.
 Estes são aqueles que a gente mostra uma vez algo, e ele reproduz aquilo como se já soubesse antes.
 Estes são alunos incríveis. Mas são difíceis de lidar. Por que como sempre entendem primeiro que todos querem passar na frente,
perdem a paciência com o grupo e se tornar o perturbador.. o bagunceiro da turma.

 Estes eu não preciso fazer nada para ajudar eles aprender. Apenas tento manter eles ocupado e cansar eles.
 Essa é a maneira de eles ficarem minimamente quietos.


6.Aprendizes Escritores

 São aqueles que aprendem o que escrevem.
 Estes são pessoas bem resolvidas e focadas no que realmente quer.
 Porém para LIBRAS em si, eles podem representar um problema.
 Principalmente por que eles param de ver a LIBRAS para escrever o que entenderam.. ou fazer alguma anotação de algum insights que teve.

 Para ajudar estes, eu sempre espero eles terminarem de escrever para eu continuar explicando o que estava explicando.
 O desafio é manter os outros interessados e focados nesse momento de espera.


7.Aprendizes Alunos

 São aqueles que aprendem através de uma autoridade.
 Estes são aqueles que ficam o tempo inteiro fazendo pergunta uma atrás da outra.
 E só conseguem entender realmente quando alguém que representa uma autoridade, o professor no caso, explica.

 Com estes eu me dou até bem. Eles ajudam a aula desenvolver.
Mas estes são melindrosos. Se você para de dar atenção a eles, eles começaram a te mandar um tanto de mensagens ou indiretas como se você estivesse ignorando ele ou desfazendo da pessoa deles.

8.Aprendizes Ensinadores

 São aqueles que aprendem enquanto ensinam para os outros.
 Estes são incríveis, por que precisam replicar a explicação para realmente assimilar o conteúdo.
 Eu sou esse tipo de aprendiz! Eu preciso ensinar para finalmente entender.

 Estes alunos porém, muita das vezes incomodam o professor que for orgulhoso.
 Eles querem sempre explicar aquilo que entenderam. E acabam as vezes pegando tempo da aula com seus monólogos.

 Eu particularmente ajudo estes alunos fazendo atividades de dupla. Por que assim eles tem a oportunidade de alugar o outro para explicar o que entendeu e assim realmente entender.

 9.Aprendizes Copiadores

 São aqueles que aprendem visualizando algo e copiando outrem.
Estes são aqueles que o tempo inteiro precisa copiar o que o professor faz para conseguir entender e reproduzir o processo.
 Para LIBRAS estes são os alunos mais fácies de lidar.
 Mas muita das vezes eles perdem pontos por que copiam exatamente a forma que o professor fez.  Fica parecendo que não entenderam e sim, apenas memorizaram a maneira que foi feita e reproduziu.
 Eu já errei muito julgando esse tipo de aluno.

 Hoje em dia, tento ajudar estes, apenas respeitando o jeito deles. E quando copiam exatamente a minha forma de fazer eu tento avaliar eles de formas diferentes.
 Um dos meios e fazendo perguntas sobre aquilo para eles. Se a resposta for rápida, ele esta indo bem.
 Se ele demorar para responder e ficar olhando muito para baixo ele não faz ideia do que responder, logo não estão aprendendo, só copiando.
 Eu uso o conhecimento que aprendi lendo os livros sobre: "Linguagem corporal". Super recomendo ler este tipo de conteúdo.

 Sobretudo, devemos lembrar que os alunos não são obrigatoriamente apenas um deste tipo.
 Uma única pessoa pode ser até 4 tipos diferentes de aprendizes.

Peço que você faça uma reflexão de qual é o seu estilo e que agora também entenda algumas das minhas ações dentro da sala de aula.

 Agradeço a sua paciência e carinho em me ler.

 Grande abraço a todos!

Muita LIBRAS para todos nós!

Referências:

- David Paul Ausubel

-HENRI WALLON

fONTE: tertuliasdelibras.blogspot.com.bR

Nenhum comentário:

Postar um comentário