segunda-feira, 9 de maio de 2016

Os diferentes níveis dos estudantes de LIBRAS



Todo mundo sabe que eu sou fascinado em criar teorias ou fazer classificações para facilitar o aprendizado.
Hoje, enquanto estava indo para o dentista comecei a pensar e escrever pelo celular como eu classificaria hoje em dia os diversos estados dos alunos que estudam LIBRAS e até mesmo surdos estudiosos da LIBRAS.
Eu copilei 8 estados diferentes de desenvolvimento da LIBRAS abaixo.
Fiz isso baseado na minha experiência mesmo e na observação de todos os alunos que já passaram por mim.
Já devo ter tido contato com uns 5.000 estudantes de LIBRAS e pude observar.


Então, veja abaixo as classificações

Status Descoberta:

Esse é o período que o aluno descobre a LIBRAS e se interessa por ela. Não compreende ainda a LIBRAS como língua mesmo por que não entende a diferença de língua para linguagem. Mas se sentem atraído e com desejo de saber se comunicar mesmo que sem objetivos específicos para isso.
Na melhor hipótese a busca desse é de aprender sinais para palavras do português.

Status encantado:

Esse é o período onde o aluno começa a entender que a libras é uma língua capaz de expressar tudo que for preciso assim como o português e começa a tentar encontrar os motivos de cada sinal.
Na melhor hipótese a busca desse é de entender o motivo de cada sinal pois já começa realmente encarar a LIBRAS como língua.

Status "I can?":

Nesse estágio o aluno percebendo que LIBRAS realmente é uma língua e ele terá que trabalhar muito para conseguir ser fluente... Se sente muitas das vezes desmotivado. A auto estima muita das vezes se torna baixa. E sempre fica se perguntando: - será que um dia eu vou conseguir ? Será que serei fluente um dia?
Na melhor hipótese a busca deste é de procurar mais cursos mais dias na semana para vencer a si mesmo.
Aliás a baixa auto estima é parte do sistema de crença individual e já aprendemos com o Dr. Helio Couto que " Toda crença falada ou pensada, mesmo por brincadeira, será executada pelo subconsciente. "


Status "santo português me acode":

Nesse período o aluno já consegue se comunicar meramente em LIBRAS porém ainda raciocina em português e tenta reproduzir a mesma estrutura ou expressões de sua mente português para a LIBRAS.
Esse já consegue se comunicar quando os surdos tem paciência com estes e aturam as inúmeras utilizações de datilologia ou português sinalizado.
Na hipótese otimista, a busca destes é de consegui aprender todos os sinais de expressões que ele gostaria de usar.
Porém embora entende que LIBRAS é uma língua, ainda quer utilizar a mesma cultura de ouvinte e estrutura linguística do português na LIBRAS.
Estes muita das vezes enganam a si mesmo pensando: " já sou quase fluente " enquanto o que faz é e produzir os sinais como se fosse palavras da língua oral.
Geralmente estes fazem vídeos para o YouTube gravado músicas com aquelas traduções horríveis.
E os outros ouvintes no mesmo nível que eles ou nível abaixo acham aquelas "porcarias" o máximo e copiam como se fosse 100% correto.

Status desconforto linguístico:
Nesse estágio o aluno em contato com surdos ou já atuando como intérprete (muita das vezes voluntário) começa a perceber que a sua forma de comunicar embora pareça avançada para aqueles que estão começando a estudar, não é suficiente para as reais interações com o mundo dos Surdos e comunidades.
Começa a perceber isso quando o enxerga que é entendido errado muita das vezes e/ou surdos fazem perguntas de coisas que este supõem já ter dito.
A busca deste na melhor hipótese, isto é quando a sua humildade sobreponha o orgulho, é de ter mais contatos com diferentes surdos de vários graus diferentes e observar mais a forma que se comunicam para comparar com a sua e descobri as poucos o que precisa de fato melhorar. 


Status "o mundo visual":

Esse é quando a pessoa finalmente entende em nível prático o aspecto visual que é a LIBRAS.
Esse sim poderia dizer que é fluente.
Esse finalmente entende que não tem que relacionar sinais a palavras. E sim, precisa relacionar em seu cérebro sinais à objetos ou ações.
Nesse processo o aluno não mais sente a necessidade de pensar palavras para Sinalizar, e sim Cria na sua mente o aspecto visual mesmo igual os surdos.
Nesse estágio consegue descobrir os sinais e seus significados só de olhar eles sendo usado.
A maior descoberta desse estado é perceber que toda comunicação de LIBRAS é uma construção de uma cena ou cenário. E com isso consegue uma comunicação muito mais eficaz.
A busca deste, quando não começa a ser egoísta e continua humilde , é fazer os outros perceberem tudo isso que agora vivência de forma tão clara.

Status mestre:

O prazer de todo aquele que cresce muito, é ajudar outros a crescer.
A busca deste é guiar todos os outros nesse processo de descobertas e desenvolvimentos pessoais sucessivos.
Além de comunicar sem fazer esforço algum.

Status observador continuum:

Depois de tantos contatos, de tanta oportunidade, de ajudar outros, trabalhar, estudar e ensinar o indivíduo começa a enxergar a realidade como uma diversidade sem singularidade. Começa a considerar todas as formas e meios e utiliza tudo em relação a LIBRAS sem rotular como certo ou errado e ao invés leva a reflexão e faz mais descobertas internas e externas mediante sua observação imparcial.
O objetivo desse é agregar mais valor aprendendo sempre mais para além de atuar melhor no ato de se comunicar como também agregar mais valor aos outros.

Quanto mais maduro o indivíduo for mais ele vai "entregar de valor " a outros. Quanto mais recebe, mais quer dar. 


Aqueles intérpretes que geralmente a gente vê bem egoístas que só aceitam interpretar se for assalariado ou só ensinam o que sabe se for ter um ganho com isso e etc... Estes estão ainda no nível desconforto linguístico mas acreditam ser mestre.

"Mestre só é aquele que abre o seu coração tão grande e tão forte que a alegria de viver é facilitar o desenvolvimento de outros dando dicas e as vezes até carregando no colo aqueles que vem atrás"( Carlos Cristian) 

Então vocês podem perceber que uma das maiores pedra(dificuldades) para o desenvolvimento pessoal em LIBRAS é o orgulho e egoísmo.
E a ação mais inteligente a se fazer percebendo isso é ser sempre o mais simples e humilde para sempre crescer mais. 


Uma das dicas que eu dou é: sente na mesa dos burros. Seja o mais burro da roda.
Isto é, se coloca como o aprendedor. Se faça de burro para aprender mais.


Eu particularmente adoro fazer isso. Eu gosto de virar para outros professores de LIBRAS de qualquer nível desde os formados em letras LIBRAS ou até mesmo aqueles instrutores normais... e fazer perguntas cuja eu já conheço o assunto bem.. Mas fingir que não sei, só para ver explicações diferentes, metodologia diferentes e até mesmo processo de transferência de informação diferente.
Eu também gosto de quando algum outro professor tiver explicando algo que sei já, fazer perguntas como se tivesse estendendo errado só para ver as diversas reações que se poderia ter e quais eu poderia usar.
E é lógico que nesse processo a gente acaba aprendendo coisas que realmente não sabemos ou entendendo um assunto de forma melhor vendo outra interpretação... Outra visão sobre aquilo.

Acho que esse texto de alguma forma terá ajudado você. Principalmente na parte moral.

" O orgulho, egoísmo e tristeza é uma deficiência moral que a humanidade como um todo, necessita salutar"( Emmanuel )
Agradeço pela sua paciência em Ler.
Muita LIBRAS para todos nós!!

fonte: http://tertuliasdelibras.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário